Festa de São João da Degola

Realizada dia 29 de Agosto, na Manta Rota

São João da Degola, uma festa organizada pela Associação “A Manta” com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela, outras entidades locais, regionais comerciais e empresariais, realizada na praia da Manta Rota todos os anos no dia 29 de Agosto, como forma de referenciar o Martírio de São João Batista ou São João da Degola como é conhecido na Manta Rota.
São João Batista era considerado como um grande profeta de Deus que atraía multidões de pessoas às margens do Rio Jordão. Festa esta que faz referencia ao dia que São João Batista foi degolado, assim dá-se o “Banho Público”, onde centenas de pessoas do campo deslocam-se até à praia da Manta Rota acompanhados com os seus burros e cavalos para “dar banho”. A Festa consiste em reconstruir historicamente esse momento.

1-(3) 2
1-(15)
2-(19)

Tradição dos maios

Realizada dia 1 de Maio, por todo o Algarve

No dia 1 de Maio, dia do trabalhador, existe uma tradição denominada como os “Maios”, tradição essa que a Associação “A Manta” tenta recuperar. Os Maios, são bonecos e bonecas que representam pessoas, em tamanho real feitos artesanalmente com palha, trapos, jornais e vestidos com roupa usada, elaborados pela Sr.ª Maria Cândida Nunes Duro Justo, mais conhecida por Candinhas, e colocados na beira das estradas ou até nas janelas de suas casas. São representações do quotidiano com pequenos versos ou dizeres a propósito em prosa ou verso.

2018_0501_Os-Maios-(104)
2018_0501_Os-Maios-(89)
2018_0501_Os-Maios-(119)

Colaboração da Associação

Além das festas organizadas pela Associação de Beneficência “A Manta”, a nossa associação colabora em outras festas que se realizam no nosso querido Concelho, tais como as festas da Nossa Senhora da Assunção, realizadas entre os dias 13 e 15 de Agosto, em Cacela Velha.

DSC02073